Fiocruz Bahia participou da comemoração de 23 anos da Fapesb

Getting your Trinity Audio player ready...

No dia 27 de agosto a Fiocruz Bahia participou da comemoração aos 23 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A atividade foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e contou com a presença da diretora e dos vice-diretores de Pesquisa e Ensino, da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, Ricardo Riccio e Claudia Brodskyn, respectivamente; do diretor-Geral da Fapesb, Handerson Leite; e de André Joazeiro, Secretário Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI).

Marilda Gonçalves enfatizou a importância da Fundação no suporte à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no estado da Bahia, a instituições de ensino e de pesquisa. “A Fapesb tem realizado a manutenção de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e também é uma agência financiadora de projetos de pesquisa. Isso tem contribuído muito para a pesquisa dentro do estado da Bahia. Ressalto que, apesar de a FAPESB ter uma atuação ativa dentro do ambiente de pesquisa e inovação, desenvolvimento tecnológico e inovação do estado, é importante que nós tenhamos mais financiamentos para pesquisa, para que realmente exista um desenvolvimento maior dessas áreas na Bahia. Lembrando que o desenvolvimento de pesquisa, de inovação e desenvolvimento tecnológico está diretamente associado a melhorias na vida da sociedade e da saúde em todas as áreas”.

Durante o evento, Leite anunciou investimentos em três editais através da Fapesb, o Incite 2, o Tecnova 3 e o de Avaliação de Políticas Públicas, que juntos totalizam mais de 58 milhões de reais. Também participaram do evento o subsecretário da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Paulo Barbosa, o diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire, e a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso.

Sobre a Fapesb

Criada em 2001, a Fapesb tem a missão de fomentar atividades de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Durante a sua existência, foi fundamental para o avanço da pós-graduação na Bahia, concedendo cerca de 45.000 bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mais de 300 editais foram lançados para financiamento de projetos de pesquisa nas mais diversas áreas da ciência. Além disso, a Fundação também tem financiado a inovação em micro e pequenas empresas no Estado, apoiando mais de 350 empreendimentos.

twitterFacebookmail
[print-me]