Diretora da Fiocruz Bahia recebe distinção da Ordem 2 de Julho

Getting your Trinity Audio player ready...

A diretora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, recebeu a distinção da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, no Grau de Cavaleira. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira, 16/07, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, em Salvador. A Comenda, que celebra a Independência do Brasil na Bahia, foi entregue pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e reconhece personalidades que promovem a garantia da liberdade pública e a afirmação da soberania. Estiveram presentes no evento o presidente da Academia de Ciência da Bahia e pesquisador da Fiocruz Bahia, Manoel Barral-Netto, secretários de estado, parlamentares, além de familiares da diretora.

Durante a cerimônia, o governador falou sobre a importância da honraria e o papel dos homenageados que atuam em diferentes frentes, representando a Bahia. “É um reconhecimento aos cientistas que trabalham na Fiocruz, às pessoas que trabalham na Assembleia Legislativa, no Ministério Público, na Defensoria Pública, no Tribunal de Justiça, cada um com a sua função, nenhuma delas é fácil”, afirmou. 

Marilda Gonçalves se sentiu honrada. “Para mim foi muito emocionante receber esta insígnia tão significativa que é o galardão que me foi conferido pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Grão- Mestre da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, que me nomeou Cavaleira da mesma Ordem, juntamente com a Primeira Dama, a Sra. Tatiana Velloso. O nosso estado é plural, miscigenado e cheio de magia, temos garra, força, resistência e perseverança para alcançarmos todos os nossos ideais patrióticos. Estou ciente das responsabilidades de lutar por uma Bahia onde a democracia sempre prevaleça, tornando-a cada vez melhor. Viva o 2 de Julho, viva os heróis da Independência da Bahia”, declarou.

Primeira pessoa negra, mulher e farmacêutica a dirigir o Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia em mais de 60 anos de história, Marilda Gonçalves cursou graduação em Farmácia Bioquímica, formando-se em 1980, pela Universidade Federal da Bahia. Em 1984, aos 27 anos, cursou Farmácia com opção de Alimentos pela mesma universidade. Com uma carreira acadêmica voltada para Genética e Biologia Molecular, cursou o mestrado na Universidade Estadual de Campinas, Doutorado e Pós-Doutorado, respectivamente, no Medical College of Georgia e na Universidade da Pensilvânia. 

Texto: Dalila Brito e Jéssica Guanabara | Foto: Marcio Santana e Fernando Vivas/GOVBA

twitterFacebookmail
[print-me]