Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Maurício Barreto e Edgar Carvalho, receberam nesta quarta-feira (12/07) a Medalha Nacional de Mérito Científico. Criada em 1993, a honraria é concedida pela Ordem Nacional do Mérito Científico como forma de reconhecimento a profissionais com importantes contribuições à Ciência. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que entregaram as honrarias.
Maurício Barreto é médico graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Saúde Comunitária pela mesma instituição e Ph.D. em Epidemiologia pela University of London. Desde 2014 é pesquisador da Fiocruz Bahia. Sua pesquisa abrange uma gama de diferentes tópicos, explorando questões relacionadas aos determinantes sociais e ambientais da saúde, desigualdades em saúde, impacto de intervenções sociais e integração do conhecimento social e biológico para explicações causais na saúde. Fundou e coordena, desde 2016, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), focado no uso e reuso de grandes bases de dados para pesquisa. Entre os projetos do Cidacs destaca-se a Coorte de 100 milhões de Brasileiros, que tem por foco avaliar efeitos de diferentes programas de proteção social na saúde. Em 2023, o Cidacs recebeu o prêmio “The Information and Data Distribution Award 2023 “ da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) pelo trabalho no uso de dados e pela produção de conhecimento em contextos adversos como a pandemia de Covid-19. A honraria foi entregue a Mauricio Barreto durante o 17º Congresso Mundial de Saúde Pública, realizado na Itália, com a presença de pesquisadores, gestores e profissionais de saúde de todo o mundo.
Edgar Marcelino de Carvalho é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez especialização em Reumatologia e Imunologia pela University of Virginia (EUA), mestrado e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA e pós-doutorado em Imunologia no Weill Cornell Medical College (EUA). É pesquisador da Fiocruz Bahia e do Serviço de Imunologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos e Professor Titular aposentado da UFBA e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. É também Professor Adjunto do Weill Cornell Medical College (EUA) e Professor Adjunto da University of Iowa (EUA).
Além dos pesquisadores da Fiocruz Bahia, também foram condecorados a sanitarista e diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. Em 2021, os dois cientistas tiveram as suas medalhas revogadas e, em protesto, outros 21 cientistas que seriam agraciados com a medalha assinaram uma carta renunciando à homenagem.