Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Maurício Barreto e Edgar Carvalho foram condecorados com a Medalha Nacional do Mérito Científico nesta quarta-feira, 12/07, durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto. As medalhas foram entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Durante seu pronunciamento, o presidente da República destacou a importância da Ciência para o desenvolvimento e o futuro do país. “Somos uma nação muito grande, temos desafios demais e não podemos nunca acreditar que teremos alguma chance de futuro sem a Ciência e os cientistas. Foi por meio da Ciência que conseguimos os nossos maiores feitos, que transcendem a academia e os laboratórios e se fazem presentes na saúde, na indústria, no campo e no dia a dia de cada pessoa desse país”, afirmou.
Lula lembrou ainda o papel desempenhado pelos institutos de pesquisa brasileiros no combate à pandemia de Covid-19. “Se não fossem os nossos institutos de pesquisas, se não tivéssemos uma Fiocruz ou um Butantan, a pandemia de Covid-19 teria sido ainda mais severa com as vidas de nossa população. A verdade é que a Ciência é aliada da vida e do desenvolvimento e é nesse momento histórico que ela se faz mais necessária para o futuro do Brasil”, ressaltou.
A solenidade marcou, ainda, a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão de assessoramento da Presidência que teve a última reunião realizada em agosto de 2018, além da assinatura do decreto que convocou a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para o primeiro semestre de 2024.
Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico presta uma homenagem a profissionais com importantes contribuições para a Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Com informações do Cidacs / Fiocruz Bahia