Getting your Trinity Audio player ready...
|
Circula pelas redes sociais uma foto de uma banhista com o corpo mergulhado até os ombros na água e com uma máscara similar às utilizadas nos últimos meses para proteção contra o novo coronavírus. Uma legenda diz: “Quando você achar que é um idiota, olhe essa imagem”. É #FAKE.
A foto da mulher com a máscara na água é uma montagem. A foto original foi manipulada digitalmente para inserir o item de proteção no rosto da modelo.
Uma busca reversa na TinEye mostra que a foto original, feita em 2014, muito antes da pandemia, está em bancos de imagem como Lori e Getty Images.
A jovem está mergulhada no Mar Mediterrâneo. A boca e o nariz estão descobertos, não em uma, mas em várias poses. O crédito aponta para o fotógrafo russo Vladimir Grigorev.
Uma busca reversa da imagem da jovem com máscara na água no Google mostra que a mensagem falsa circula também em outros países e idiomas.
Autoridades de saúde recomendam o uso de máscaras para reduzir a possibilidade de contágio em locais públicos. As máscaras devem estar bem ajustadas para cobrir o nariz e a boca.
Mas obviamente não há a recomendação para uso dentro d’água. Até porque as máscaras devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas.
Se utilizada de forma correta, a máscara evita que pessoas doentes projetem o vírus em secreções, e que pessoas saudáveis absorvam o vírus projetado no ar pela boca ou pelo nariz.
Fonte: G1