Getting your Trinity Audio player ready...
|
Diversas medidas foram adotadas no âmbito do Ensino do IGM, com vistas a realizar adequações e dar suporte à comunidade de estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, bem como aos docentes da instituição, nesse período de pandemia do novo coronavírus e distanciamento social.
A vice-diretora de Ensino do IGM, Patrícia Veras, explica que, em conjunto com a pesquisadora Claudia Brodskyn e a servidora Clara Mutti, na coordenação da Vice-diretoria de Ensino; os pesquisadores Valéria Borges, Clarissa Gurgel, Deborah Fraga, Luciano Silva, Maria da Conceição Galvão e Edson Duarte, na coordenação dos programas de pós-graduação; e a pesquisadora Juliana Fullam, na coordenação do PROIIC; com apoio da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC) e da diretoria do IGM, foi elaborado um plano para substituição das atividades presenciais por atividades remotas.
“Consideramos, nesse plano, as dificuldades socioemocionais e a manutenção do acesso igualitário às atividades por todos os estudantes, a formação dos professores em tecnologias de ensino e aprendizagem, e as demandas de cada programa de nossa instituição, ajudando os docentes e discentes a vencer os desafios desse formato de ensino emergencial”, afirma Patrícia.
A disponibilização das salas virtuais do Zoom, através de uma ação da VPEIC, para a comunidade acadêmica do IGM favoreceu que reuniões, defesas de dissertações e teses, dentre outras atividades ocorressem de forma remota. As aulas presenciais dos programas de pós-graduação foram suspensas. Assim, uma enquete foi aplicada entre os discentes de pós-graduação e iniciação científica e docentes para estabelecer o perfil e os desafio a serem enfrentados durante a pandemia da Covid-19. Foram avaliadas as condições socioemocionais e de acesso às atividades online, visando o estabelecimento de atividades didáticas através do Ensino Remoto Emergencial.
Além disso, a coordenação de cada programa promoveu uma reunião ampliada para discutir com seus estudantes a possibilidade de retomada das ações educacionais remotamente. Dessa forma, atividades acadêmicas optativas e obrigatórias estão sendo realizadas de forma remota.
A coordenadora de Ensino, Clara Mutti, está participando do Grupo de Trabalho da VPEIC para elaboração de uma capacitação autoinstrucional para os docentes sobre o Ensino Remoto. Clara ressalta que o suporte aos docentes também é essencial, por isso, foi realizado um mapeamento das competências que os professores já possuíam e as necessidades de aprendizagem para o Ensino Remoto.
“Como as necessidades de aprendizagem dos docentes são comuns a muitas unidades, a VPEIC, por meio do Fórum de EAD da Fiocruz, criou um Grupo de Trabalho, composto por membros da VPEIC e profissionais da área de ensino de diversas unidades, coordenado pela professora Eduarda Cesse, para a elaboração de uma capacitação autoinstrucional sobre o Ensino Remoto direcionada aos docentes da Fiocruz. O curso está em fase de elaboração, com previsão para o lançamento em agosto”, conta a coordenadora.
Destacamos alguns eventos realizados pelo Ensino:
O primeiro Papo Acadêmico de 2020, foi promovido pela Coordenação de Ensino, no dia 08 de junho, através do Zoom. No encontro, foram apresentados os resultados do formulário online distribuído aos estudantes de pós-graduação do IGM. Também foram abordadas as discussões na Câmara Técnica de Educação sobre os impactos e possíveis soluções para Educação na Fiocruz.
Além disso, os participantes discutiram a programação das ações referentes à educação no IGM para os próximos meses, com base no plano de contingência da Fiocruz, durante o período da pandemia da Covid-19.
A Vice-diretoria de Ensino promoveu uma live com o coordenador do Programa de Saúde Mental e Bem Estar da UFBA – Psiu, Marcelo Veras. O evento ocorreu no dia 10 de junho e teve como temática “Atravessando a quarentena: o novo normal e o velho anormal”. Transmitido pelo Zoom, o encontro está disponível no canal do Youtube da Fiocruz Bahia.
Ciclo de seminários integrados sobre SARS-COV-2
O evento realizado pela Vice-diretoria de Ensino da Fiocruz Bahia é uma atividade complementar optativa dos programas de pós-graduação em Patologia Humana e Experimental (PgPAT – UFBA/ Fiocruz Bahia) e em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI – Fiocruz Bahia).
As apresentações que ocorrem às terças-feiras, transmitidas no canal do YouTube da Fiocruz Bahia, abordam temas como filogenética do vírus, epidemiologia, imunologia, interação vírus-células, vacinas, diagnóstico, tratamento, biologia de sistemas e ética.
Os estudantes têm um momento inicial restrito à eles, das 14:00 às 15:45, sobre o tema da palestra, em que discutem dois artigos por tema enviados previamente. Às 16:00 é realizado o seminário aberto ao público. Já foram realizados 4 encontros, confira: