Getting your Trinity Audio player ready...
|
Celebrado em 14 de abril, o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas tem como objetivo chamar atenção da população global para uma das doenças tropicais mais negligenciadas em todo o mundo. A data foi instituída em 25 de maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Fiocruz Bahia tem desempenhado importante papel na realização de pesquisas com significativas descobertas para o diagnóstico e o tratamento da doença e faz parte da equipe do projeto UNITAID e do IntegraChagas. Em 2020, o kit diagnóstico desenvolvido em parceria com o pesquisador da instituição, Fred Luciano Neves, recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contribuindo para a melhoria das ações de controle e vigilância epidemiológica.
Na instituição, os principais estudos sobre a Doença de Chagas são desenvolvidos por importantes cientistas, como Fernanda Grassi, Fred Luciano Neves, Milena Botelho, Mitermayer Galvão dos Reis, Sonia Andrade e Zilton Andrade (in memorian). Além destes, outros profissionais atuam em variadas funções na instituição, apoiando a realização desses estudos. Dentre eles, Gilmar Ribeiro e Antonio Carlos dos Santos. Em nome de toda a comunidade científica, parabenizamos a todos os pesquisadores, estudantes e demais profissionais que contribuem para o combate da doença.